Amamentação por livre demanda x Rotina



Veja bem, agora eu vou só filosofar tá? Como mãe de primeira viagem  grávida de 9 meses vou falar sobre uma experiência que eu ainda não tenho.

Ando lendo (tentando ler) dois livros que falam a respeito de como "domar" os babys. Um é o”A encantadora de bebês”, que infelizmente criei antipatia com ele já de cara( isto é tema para outro post), e o outro é o especifico para o sono, “Nana Neném”.

Os dois livros tratam que a solução para os problemas dos bebês é a rotina, incluindo na amamentação, isto quer dizer horário para tudo. Por exemplo:

Se o bebê mama de 3 em 3 horas, caso ele queira em um dia mamar de 2 em 2, ou seja, acordar uma hora mais cedo pedindo peito você não deve dar. Sim não estou exagerando.
(Nem preciso dizer que quando leio isto e me imagino com uma neném recém nascida em casa, chorando, pedindo peito meu pensamento grita” dizendo que isto não vai funcionar por aqui....” )

Então é nisto que consiste a rotina da amamentação. Você estipula juntamente com o pediatra horários, geralmente de 3 em 3 horas e cumpre estes horários. Se o neném esta dormindo você o acorda ( Oi?), se ele resolve dar uma de espertinho e quer mamar antes , você não dá. Afinal nem sempre choro é fome e teoricamente se você o alimentou há poucas horas ainda não chegou sua hora de mamar. A teorica é esta.

Onde entra a livre demanda nesta historia?

Bom nenhum destes dois livros que eu li apoiam a amamentação por livre demanda. Estive buscando maiores informações, li várias matérias em vários sites. Entendo que livre demanda é o seguinte: O neném pede o peito, você dá. Não há controle de horários, não se acorda o neném para mamar e não se nega o peito quando ele pede. Segundo diz o site bebe.com.br   a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) , recomenda a livre demanda.
Ainda segundo o que diz a matéria as vantagens da livre demanda são:
  • A criança perde menos peso após o nascimento
  • A produção do leite é mais adequada
  • Previne dor e endurecimento da mama congestionada
  • Controla a ansiedade do bebê
No site também diz que a amamentação regulada (de 3 em 3 horas) é mais indicada em casos onde a criança esta sendo alimentada por formulas porque a digestão dos leites industrializados é mais demorada e a criança se senta saciada por mais tempo. 

Quero deixar claro que, não sou contra a todo o tipo de rotina. Sou contra a todo o tipo regra exagerada. Cada bebê é de um jeito, a gente sabe que mesmo os recém nascidos já trazem uma personalidade, um jeitinho característico e fica difícil exigir que todos os bebês se comportem iguais. Existem muitos bebês que já nascem com uma certa rotina de horário para mamar, mas vai muito de cada organismo.

Acho sim que é interessante aplicar uma rotina com os bebês, uma especie de ritual , porque na verdade todos nós somos assim, e apesar de não cumprirmos rigorosamente com horários  um pouco de rotina faz parte. Mas acho que tudo tem um limite. Esta historia de deixar o bebê chorar até dormir.... deixar o bebê com fome porque não esta na hora de mamar, não dar muito colo porque vai mimar... . Sei lá, não sei até que ponto este tipo de coisa ajuda ou atrapalha no desenvolvimento, amadurecimento e conquista de confiança dos nossos filhos.

Claro, tudo isto sou eu filosofando né? Afinal a Alice ainda não nasceu então estou apenas pensando o que eu quero oferecer para ela.

E você, tem uma opinião formada a respeito disto? O que tem funcionado melhor para você, livre demanda ou rotina?

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops